Existem vários fluxos de trabalho que atendem ao BIM. Quero mostrar para vocês um fluxo voltado para Construtoras ou em alguns casos, para o Dono do Empreendimento.
Como estamos basedos em modelos feitos em 3D, e olhando pelo lado da Arquitetura e da Engenharia que tem como aliado o REVIT, este Fluxo mostra como aproveitar a informação contida neste modelo para simulação do processo construtivo. Também tiramos proveito desses dados para melhor o orçamento de materiais e serviços.
Tudo começa com um Modelo BIM, criado no REVIT.
Quando você for trabalhar com as famílias no Revit, pense sempre no que será preciso para o processo de construção e orçamento.
É importante listar todos os dados que serão inseridos (parâmetros) nestes objetos e que poderão ser aproveitados nas fases seguintes. Por exemplo, um equipamento sanitário poderia ter as informações do Cód. de Compra, o preço, detalhes de instalação, etc...
Tudo seguindo as Especificações do Fabricante ou de uma Norma Técnica.
Este recurso pode ser controlado pela criação das Famílias, que possuirão estes Parâmetros. Lembrando que um parâmetro pode atender a qualquer disciplina de projeto (Estrutura, Instalações ou Geral) e ter várias funções (medida linear, de ângulo, volume, material ou simplesmente ser um texto ou um número).
Porém, existe um outro recurso que nem todos conhecem ainda.
Na versão original (inglês) chama-se: PARTS, ou traduzido na versão do Revit em Português : PEÇAS.
O objetivo deste recurso é subdividir um elemento em várias partes, ou peças. Por exemplo, uma parede que possui camadas (tijolo, reboco, emboço, acabamento, etc), quando é subdividida permite que manipulemos seus itens separadamente, inclusive dividindo cada novo elemento separado em novas partes menores. Isso é aproveitado para orçamento detalhado ou para fazermos uma simulação de construção 4D.
Aí você vai me perguntar: Como é que isso funciona ?
É bem simples. Acompanhe comigo:
1- Selecionamos o(s) objeto(s) que desejamos dividir. Neste exemplo estou selecionando 2 Paredes,
cujo estilo possui várias camadas, e um Piso que tem 2 camadas de material. São estes que aparecem em AZUL e TRANSPARENTES.
2- No Menu, ou melhor, na RIBBON, você encontra o comando CRIAR > PEÇAS.
Veja acima dele um outro recurso que completa este primeiro, que serve para separar os itens divididos (peças) em um grupo de dados para montagem. Isso é bem interessante para criar tabelas e pranchas de apresentação exclusivas destes elementos.
3- Ao concluir o processo, você deve notar o resultado automaticamente, na tela.
Caso isso não ocorra, veja as Propriedades da Vista e certifique-se de que a opção usada seja: MOSTRAR PEÇAS.
4- Falando de Propriedades da Vista, vale informar que o processo de divisão de objetos funciona como uma forma de visualização paralela. Quando quiser mostrar estes elementos com a forma ORIGINAL deles, basta trocar aquela opção de Visibilidade para: Mostrar Original.
5- Uma vez criada a divisão, você pode fazer mais duas coisas:
a- Selecionar uma dessas peças, e nas Propriedades marcar "Mostrar manipuladores de formato". Isso permite que você altere o preenchimento do material na superfície. Um exemplo prático, seria para o caso de um rebaixo de gesso, onde o "acabamento" da parede termina no rebaixo e o "osso" continua até a laje.
b- Com a peça selecionada, acionar DIVIDIR PEÇAS (Ribbon). Para dividir usando a ferramenta de Croqui, devemos antes Definir o Plano, clicando sobre a face da parede. Neste exemplo eu criei 2 divisões na vertical e uma na Horizontal. Exemplo prático: acabamento em painéis, que precisem de planejamento no sequenciamento de montagem.
6- Essas alterações podem ser aproveitadas para Planejamento da Construção.
Aí é que entra o Autodesk Navisworks. Existem 3 versões:
- Navisworks Freedom ( Apenas visualização. Gratuito )
- Navisworks Simulate ( Licença paga )
- Navisworks Manage ( Licença Paga. Versão mais completa e a única que faz Detecção de Interferência )
7- É necessário instalar o Navisworks para incluir no REVIT a Ribbon: SUPLEMENTOS (Add-ins)
Em Ferramentas Externas, temos o comando NAVISWORKS que vai gerar um arquivo mais leve que o RVT mas que mantém as propriedades dos objetos, ou seja, poderemos identificar o que é uma parede, uma janela, portas, pisos, etc. Os atributos (ou parâmetros) são mantidos também.
Ao acionar o comando, antes de criarmos o arquivo de extensão NWC, podemos configurar algumas propriedades.
CONTINUA na Parte 2...
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.